post-image

Adivinho Canções Em Torno Do Vinho


Adivinho - Canções em torno do vinho
pelo Colectivo Ciranda

O vinho é inspirador de muitos modos, não apenas quando dele nascem cantos e convívios, mas também como mote de tantas canções entoadas ao longo dos tempos. É esse legado que o Colectivo Ciranda procura evocar neste espectáculo musical.

A história que o grupo leva a palco percorre as fases do vinho, da videira ao copo. Começando nas canções tradicionais de trabalho nas vinhas, revisitando cantigas associadas às vindimas, passando pelos temas habitualmente cantados em tascas ou tabernas, seguimos o rasto da vinha, do bago e do vinho.

Com arranjos elaborados, misturando timbres como se de castas se tratassem, obtém-se um espectáculo que é um néctar para ouvir e saborear até ao último sorvo.

Sobre o grupo

Conheceram-se no GEFAC - Grupo de Etnografia e Folclore de Coimbra (www.gefac.pt), casa de encontros onde se trabalha para conhecer e dar a conhecer de forma criativa as raízes das tradições portuguesas.

A matéria-prima dos Ciranda é constituída pelas vozes e pelos sons antigos recolhidos por Michel Giacometti, Fernando Lopes Graça, Ernesto Veiga de Oliveira, José Alberto Sardinha, entre outros etnomusicólogos que percorreram o país de Norte a Sul, continente e ilhas, à procura de salvaguardar uma parte tão valiosa da nossa memória coletiva.

A música dos Ciranda concilia estas velhas melodias, mas intemporais, com sonoridades e referências musicais mais contemporâneas.


Sobre Sérgio Gomes (projecção vídeo):

Com formação em Cinevídeo e Multimedia, trabalha nesta área desde 1997. Presidente da Associação Videolab desde a sua fundação em 2004. Curador de diversos eventos, tais como as apresentações Videolab e Fonlad. Videoartista com larga experiência em produção de instalações vídeo e multimedia. Director artístico de vários eventos, nomeadamente do Video Mapping Coimbra 2012. Colaborador próximo do mágico Luís de Matos na área da imagem.


Joana Dourado (voz)
Alexandre Barros (vozes, bandolim, viola braguesa)
Vasco Nogueira (vozes , cavaquinho, viola braguesa)
João Madeira (vozes, guitarras)
Paulo Yoshida (vozes, viola baixo)
José Soares (bateria e percussões)

http://colectivociranda.pt/

https://www.facebook.com/colectivociranda



SALÃO BRASIL
4 DE OUTUBRO | 22H00
ENTRADA 5,00 €

Bilhetes à venda no local, dia 4, a partir das 21h30.
Outros pontos de venda: Loja Mau Feitio / Gang of Four / A Camponeza / Coimbra Concept Store e Lucky Lux (horário variável).

Regressar