post-image

Julguemos o Vinho na Praça Pública


José Bento dos Santos, créditos da foto de Vera Eloy

TERTÚLIA COM JOSÉ BENTO DOS SANTOS

Há anos, bastavam três palavras para definir todos os vinhos: o mau, o razoável, e o bom (ou em linguagem vernácula: zurrapa, bebe-se, grande pinga!).

Hoje os vinhos cheiram a bico de lápis, a suor de cavalo e outras designações mirabolantes, sendo-lhes ainda atribuída uma pontuação a cada um. E acaba por ser este número frívolo e cabalístico que define e serve para julgar os vinhos!

Mas quem são os juízes? Quem dita as leis? Quais os critérios e os padrões? Quem nos “impõe”

o seu próprio gosto?

Façamos aqui, o nosso julgamento do Vinho!

JULGUEMOS O VINHO NA PRAÇA PÚBLICA

Julguemos o Vinho, as formas de o classificar, as formas de o exprimir e criticar e, sobretudo, as formas de o amar: os que tiram prazer a falar dele, ou os que o desfrutam, bebendo- o.

AFINAL, O QUE É GOSTAR DE VINHO?

Biografia

José Bento dos Santos é engenheiro Químico-Industrial pelo Instituto Superior Técnico, broker de metais e produtor dos internacionalmente prestigiados vinhos da sua Quinta do Monte d’Oiro.

É Presidente da Academia Portuguesa de Gastronomia, já presidiu à Academia Internacional de Gastronomia e é membro da Académie des Psycologues du Goût, Chevalier du Tastevin, Chevalier des Entonneurs Rabelaisiens e Cavaleiro do Vinho do Porto. Foi agraciado com o grau de Comendador pela Presidência da República Portuguesa (2006) e condecorado pelo Ministro francês da Agricultura (2007). Recebeu a Medalha de Mérito Turístico (2008) e ainda a Medaille d’Or da Chaîne des Rôtisseurs (2008).

É autor dos livros “Subtilezas Gastronómicas – receitas à volta de um vinho” (Assírio & Alvim, 2005), “O Sentido do Gosto” (Livros d’Hoje, 2008) e “Allgarve Gourmet” (Prime Books, 2008) e coordenou a edição dos livros “Portugal – O Melhor Peixe do Mundo” (Assírio & Alvim, 2011) e “Guia Galp – os melhores restaurantes e vinhos de Portugal” (Porto Editora, 2012). Publica regularmente artigos sobre gastronomia e vinhos, profere diversas conferências sobre estes temas no País e no estrangeiro e foi o autor e apresentador das séries televisivas “Segredos do Vinho” (SIC, 2004) e “O Sentido do Gosto” (RTP, 2007-09).

Foi o docente responsável pelo seminário “O Sentido do Gosto” para os alunos finalistas de Engenharia Civil do IST, coordenador gastronómico do festival “Allgarve Gourmet” (2008-09) e assumiu a coordenação geral do programa de promoção da gastronomia portuguesa “Prove Portugal/ Taste Portugal” (2010-2012).

CAFÉ SANTA CRUZ

27 DE OUTUBRO | 17H00

Entrada Livre
* Prova de Vinho

Regressar