post-image

Setembro a Vida Inteira


UM FILME DE ANA SOFIA FONSECA
GRANDE PRÉMIO DO JÚRI MOST - International Wine&Cava Film Festival
ESTREIA MUNDIAL - ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
ESTREIA EUROPEIA - ESPANHA

Um país. 700 milhões de garrafas. Mais de 2000 anos de história. Todos os calendários, a sorte jogada em setembro. Homens, mulheres e crianças contam a vida pelas vindimas. O vinho está na moda e o português nunca teve tanto reconhecimento como hoje. Este filme é o seu retrato pessoal, um tema universal com a alquimia local. SETEMBRO A VIDA INTEIRA viaja pela intimidade das vinhas e das adegas, descobrindo paixões, crimes e aventuras. Mas este documentário é também sobre paixão, liberdade e fé. Um convite à reflexão sobre a natureza humana e à relação entre os donos da terra e quem a trabalha. Porque nada fermenta como uma boa história, as vidas das gentes do vinho são passaporte para descobrir Portugal.

http://setembroavidainteira.pt/pt/highlights

Ana Sofia Fonseca é licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa. Dedica-se a histórias de vida e temas de direitos humanos. Volta e meia, escreve também sobre o mundo do vinho. Atrás de histórias, andou por África, pelas Américas, pela Europa e pela Ásia. Percorre Portugal de lés-a-lés. Esteve na revista Grande Reportagem e escreveu para as principais publicações portuguesas. Depois, encantou-se com o documentário. Na estação de televisão SIC, assina programas como Histórias Com Gente Dentro, O Meu Pequeno Mundo e várias reportagens.

O seu trabalho tem sido reconhecido com diversos prémios de jornalismo: Prémio Gazeta; Prémio AMI Jornalismo Contra a Indiferença; Prémio “Direitos Humanos e Integração” da UNESCO; Corações Com Coroa; e Hamilton Ribeiro, no Brasil. Um dos seus documentários, “A Janela”, foi seleccionado para o Doc Miami Film Festival.

Estreou-se no mundo dos livros com a publicação de Barca Velha, Histórias de Um Vinho. Seguiram-se: “Angola Terra Prometida”, “Capitãs de Abril”, “Cada Garrafa Conta uma História”, “Raízes” e o romance “Como Carne Em Pedra Quente”.

LIVROS DA AUTORIA DE ANA SOFIA FONSECA

(Relacionados com o mundo do vinho português)

  • BARCA VELHA HISTÓRIAS DE UM VINHO

  • CADA GARRAFA CONTA UMA HISTÓRIA



FICHA TÉCNICA

um filme de ANA SOFIA FONSECA produzido por CARROSSEL PRODUÇÕES

produtores ANA SOFIA FONSECA RENATA AMARO

direção de fotografia CARLOS FERREIRA

montagem RICARDO TENREIRO

som directo JORGE CABANELAS

assistente de imagem PEDRO OLIVEIRA

imagens adicionais HUGO FOLGADO NUNO ASSUNÇÃO

som adicional ANA SOFIA FONSECA PEDRO GASPAR

pesquisa ANA SOFIA FONSECA

pós-produção áudio e arranjos musicais BILLYBOOM SOUND DESIGN

coordenação: PEDRO MIGUEL CARVALHO edição e mistura: RUI PEREIRA foley: SARA GODINHO música: IRENE ORTA CINTADO, JOSÉ M. AFONSE, JOÃO AMARAL

tema final “OIÇA LÁ Ó SENHOR VINHO” interpretação de JORGE PALMA para este filme letra ALBERTO JANES voz e guitarra acústica JORGE PALMA contrabaixo CARLOS BARRETO banjo PEDRO VIDAL gravado, misturado e masterizado por Pedro Vidal, no Estúdio Vale de Lobos

Jorge Palma por cortesia da warner music portugal

direção de arte LUÍS ALEGRE E RICARDO NUNES (IDEIAS COM PESO)

design e ilustração de cartaz IDEIAS COM PESO E MANTRASTE

colorista JOSÉ DIAS

tradução para inglês MARIA JOÃO MARQUES

tradução de japonês SPELL

imagens de Arquivo field, mary ‐ “voice of the vintage”, reino unido, general films distributors, ltd., 19–?. col. instituto dos vinhos do douro e do porto, I.P.

casamento maria luísa nicolau de almeida e francisco olazabal, 1968, arquivo da família olazabal

imagens aéreas BERNARDO BOGARIM

consultoria à produção Filipe Araújo

transcrição vídeo FREEDREAMS

www.setembroavidainteira.pt

TEATRO DA CERCA DE S.BERNARDO

17 OUTUBRO 21H00
Entrada 3,00 €

COM A PRESENÇA DA REALIZADORA ANA SOFIA FONSECA

PROVA DE VINHO NO FINAL DA EXIBIÇÃO DO FILME (CAFETARIA DO TEATRO)

Regressar