post-thumb Termina a 6ª edição de O MUNDO DO VINHO Publicada a 30-10-2023, 20:50

Equilibrada, elegante, fresca, balanço de sensações, boa complexidade e aptidão para harmonizar com momentos de convívio… Valeu bem a pena provar a 6ª edição de OMV! Cinema, Música, Instalação Artística, Gastronomia, Mostra e Provas de Vinhos preencheram a programação de 2023. Apresentações de filmes e de livros, performances e degustações, animaram as diferentes actividades propostas, inspiradas no vinho e no universo da alimentação. Não faltou sequer um programa de rádio em directo, no qual se procurou responder à pergunta: “Um brinde à política?

Ler Mais
post-thumb ANTENA 1 NA 6ª EDIÇÃO DE O MUNDO DO VINHO Publicada a 22-10-2023, 20:50

“Liberdade e inteligência com margens alargadas” Em directo, “ao vivo e a cores”, acolhemos o programa “Radicais Livres”, na Biblioteca Nova do Seminário Maior de Coimbra. Jaime Nogueira Pinto e Pedro Tadeu, os protagonistas residentes, foram desafiados a responder à pergunta que foi o mote do programa: Um Brinde à Política? Com moderação de Maria Flor Pedroso, produção de Ana Fernandes e cuidados técnicos de Jaime Antunes, com apoio de Rui Oliveira, numa sala repleta de público, escutámos a análise e os comentários dos nossos convidados.

Ler Mais
post-thumb SABORES, SABERES Publicada a 17-10-2023, 22:50

Assim designámos o ciclo de cinema que integrou o programa da 6ª edição de O Mundo do Vinho. Três filmes, três escolhas. Narrativas que cruzam sabores e saberes, todas elas atravessadas por uma ideia de humanidade. Geografias e culturas diversas reflectem as histórias, com os seus dramas, vivências, sonhos, medos, esperanças e solidões, que acompanhamos em “O Segredo de um Cuscuz”, “Uma Pastelaria em Tóquio” e “Almoço de 15 de Agosto”.

Ler Mais
post-thumb ARTE À MESA Publicada a 17-10-2023, 10:55

Teve lugar no distinto Hotel Quinta das Lágrimas o tradicional jantar vínico de O MUNDO DO VINHO. Este ano, “Gastromania” de Luís Sttau Monteiro, justamente o título, entre outros, que atribuiu às suas prosas gastronómicas bem humoradas. Porque se tratou, na verdade, de recordar aquele romancista, dramaturgo e jornalista, mas na sua faceta menos conhecida de gastrónomo. Foi na acolhedora Sala da Música que demos as boas vindas aos participantes e que aconteceu a apresentação do livro “Luís Sttau Monteiro, Gastrónomo”, de Ana Marques Pereira, por Maria da Graça Pericão.

Ler Mais
post-thumb O MUNDO DO VINHO foi ao Mercado! Publicada a 17-10-2023, 10:50

Pela primeira vez, “ocupámos” o Mercado Municipal com duas propostas distintas: Mostra de Vinhos de Lisboa e Instalação Artística. Showcooking pelo Chef Marco Almeida, do Restaurante “O Palco”, apresentação dos livros “Pão, Azeite e Vinho” e “Do comer e do falar…Vocabulário Gastronómico”, por Pedro Rodrigues e Maria da Graça Pericão, respectivamente, e ainda Prova de Vinhos comentada por José Miguel Meneses de Almeida, preencheram o dia dedicado à Região Demarcada dos Vinhos de Lisboa, convidada da 6ª edição de O MUNDO DO VINHO.

Ler Mais
post-thumb CHEGOU A 6ª EDIÇÃO DE O MUNDO DO VINHO 2023 Publicada a 17-10-2023, 10:46

Abrimos O MUNDO DO VINHO com a sétima arte e a exibição do primeiro filme do ciclo de cinema “Sabores, Saberes”, o qual se prolongará até ao final desta 6ª edição. Prosseguimos com música, criteriosamente escolhida por João Gobern. Durante três animadas horas, a nossa “guest star” vestiu a pele de DJ e brindou-nos com magníficas canções, elegendo a língua portuguesa e os idiomas latinos como protagonistas. Quatro momentos de degustação, criados pelo Chef Paulo Felisberto, harmonizados com quatro Espumantes da Bairrada recolheram o agrado de todos os presentes.

Ler Mais