ANTENA 1 NA 6ª EDIÇÃO DE O MUNDO DO VINHO


“Liberdade e inteligência com margens alargadas”

Em directo, “ao vivo e a cores”, acolhemos o programa “Radicais Livres”, na Biblioteca Nova do Seminário Maior de Coimbra. Jaime Nogueira Pinto e Pedro Tadeu, os protagonistas residentes, foram desafiados a responder à pergunta que foi o mote do programa: Um Brinde à Política? Com moderação de Maria Flor Pedroso, produção de Ana Fernandes e cuidados técnicos de Jaime Antunes, com apoio de Rui Oliveira, numa sala repleta de público, escutámos a análise e os comentários dos nossos convidados.

Uma citação de Aristóteles foi o ponto de partida para a conversa: “A política serve para fazer os homens felizes”. Será mesmo assim? A política a promover a felicidade alheia? Falou-se de Maquiavel e de Rousseau. Da procura da Ordem e da Justiça. Da realidade, mas também da utopia, a lembrar que esta é a procura de um ideal tendo sempre a noção que ficará aquém dele. Do pessimista antropológico, sempre de Direita e do optimista antropológico, sempre de Esquerda. E mencionou-se ainda a Rádio e o Cinema como poderosas armas políticas de comunicação. Fica o aviso: há causas boas servidas por pessoas más e causas más servidas por pessoas boas.

Mas a pergunta subsistia: o que é que na política pode merecer um brinde? Tendo presente que a natureza humana se revela a mesma ao longo dos tempos, assinala-se como positivo o processo de emancipação em curso, com avanços e recuos, mas em prol de uma sociedade mais evoluída, na qual a humanidade fique cada vez mais perto de realizar a sua felicidade.

“Radicais Livres” celebra a política no confronto de ideias. Uma lição de tolerância, de elegância no debate, de respeito e consideração intelectual pelo outro no cruzamento de ideias e na divergência de pensamento. Aprendemos com ambos os lados. Sempre é verdade que da discussão nasce a luz!

Obrigada, “Radicais Livres”!

créditos de Marisa Martins

Podcast “Radicais Livres”

Regressar