O MUNDO DO VINHO

2022 assinala a 5ª edição de O MUNDO DO VINHO. De 4 a 15 de Outubro falaremos de vinho, em diferentes contextos, contando com a inestimável colaboração dos nossos convidados: João Maria André, Jorge Prata, Miguel Viseu, Nuno Santos, Pedro Marques, Pedro Miguel Ferrão, Rodrigo Martins e Sara Matos. Exposição de fotografia, conversas, palestra, oficina, jantar vínico, acontecem em diversos espaços da cidade, com o acolhimento dos nossos parceiros: Seminário Maior de Coimbra, Museu Nacional de Machado de Castro, Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra/Casa da Escrita, Hotel Quinta das Lágrimas.

Vinhos Terras de Sicó marcam presença na abertura e no encerramento da presente edição. Conduzidos por Diana Ventura e Gonçalo Moura da Costa, vamos conhecer o terroir e provar os vinhos que se produzem na nossa região, os quais têm vindo a ser objecto de crescente reconhecimento e notoriedade.

De assinalar a estreia da Câmara Municipal de Coimbra, na qualidade de co-produtora do projecto “O MUNDO DO VINHO”, facto que merece a nossa maior satisfação, sinal de reconhecimento de um trabalho sério, consistente e regular que desenvolvemos na cidade desde 2018.

O vinho tem o poder de reunir as pessoas e de trazer mundo até nós. É esta a sua riqueza que com todos queremos partilhar. Faça-nos companhia!

Img
Casta Crato Branco ou Tamarez numa autotipia por Angerer&Goschi
4 Outubro Conversa

O VINHO NA BÍBLIA

com João Maria André e Padre Nuno Santos

Num estudo sobre o vinho e o sagrado, É. Malnic considera que o vinho é eminentemente religioso, “um símbolo da partilha entre Deus e os homens”. O vinho, bebida que se distingue de todas as outras, obra dos homens, ocupa um lugar único na civilização, “fundador, histórico, central e sagrado na memória dos homens”. “O Vinho na Bíblia” é o fio condutor de uma conversa que se quer dinâmica e aberta, protagonizada pelos nossos ilustres convidados. Para crentes e não crentes…

Seminário Maior de Coimbra | Sala dos Azulejos
Terça-feira, 17h30
Entrada Livre

Mais informação
Dia 6 Outubro Exposição

REVELAÇÕES

Jorge Prata

Revelações nasce de um conjunto de sensações, emoções e sentimentos que se foram enraizando no fotógrafo durante o tempo de contemplação que dedicou ao conjunto escultórico Última Ceia, de Hodart Vyryo e que se encontra exposto no Museu Nacional de Machado de Castro. As imagens aqui reunidas partem da Ceia, por Hodart vivida, inscrevendo Jorge Prata uma aura de intemporalidade nos sentimentos que habitam os corpos criados pelo escultor. Fotografias a preto e branco que procuram Revelar a Ceia e o mistério que a habita, conduzidos pela luz que desliza sobre as esculturas em barro modeladas por Hodart. Luz que fixa o instante na eternidade.

Museu Nacional de Machado de Castro
Quinta-feira 18h00 (Inauguração)*
Até 11 de Dezembro
10h00-18h00 | Terça a Domingo
Entrada Livre
*Será servido um Vinho Generoso
Sicó de Honra/Vinhos Terras de Sicó
com Gonçalo Moura da Costa

Mais informação
Img
© Jorge Prata
Img
© Han von Meegaren, ”A Ceia em Emaús“ (1940-41)
7 Outubro (repete dia 8) Palestra

O VINHO, A ARTE E O SAGRADO. O SIMBOLISMO DO VINHO NO NOVO TESTAMENTO

com Pedro Miguel Ferrão

A importância que o vinho adquiriu em vários aspectos da vida e dos rituais cristãos, bem como na forma como eles se expressaram no campo artístico ao longo de muitos e variados séculos.

Museu Nacional de Machado de Castro
Sexta-feira 17h00
Sábado 11h00
Duração aprox. 60 minutos
Entrada Livre. Lotação Limitada.
Inscrição prévia para se@mnmc.dgpc.pt / 239 853 070

Mais informação
12 Outubro Oficina

PORQUE É QUE GOSTAMOS DOS VINHOS QUE GOSTAMOS?

com Sara Rodrigues e Matos (The Wine House)

A primeira etapa para aprender sobre vinho é perceber porque é que gostamos dos vinhos que gostamos. Nesta oficina, iremos identificar as razões fisiológicas e psicológicas que nos levam a gostar só de vinho branco, ou a gostar só de vinhos de uma ou outra região, ou de vinhos com um determinado perfil aromático, através de alguns exercícios individuais e colectivos. Todos os participantes deverão ter mais de 18 anos.

Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra
Quarta-feira, 18h00
Duração aprox. 60 minutos
Preço 7,50 €
Lotação Limitada
Inscrições até 11 de Outubro para:
918 431 155 | 962 610 050

Mais informação
Img
Img
14 Outubro Conversa

DE QUE FALAMOS AFINAL, QUANDO FALAMOS DE VINHOS NATURAIS?

Com Rodrigo Martins (Espera Wines), Miguel Viseu (Galactic Wines) e Pedro Marques (Vale da Capucha)

Os Vinhos Naturais têm conhecido um crescente interesse por parte de produtores e de consumidores, sem esquecer os canais de venda e de distribuição, como lojas, restaurantes, e até eventos específicos destinados à sua promoção e cuidada divulgação. Os tempos estão a mudar rapidamente. Preocupações com a preservação do meio ambiente, a sustentabilidade ou mesmo a saúde, têm fomentado a produção de vinhos naturais, que reflectem igualmente uma filosofia e um modo de vida que contraria a industrialização e a uniformização no mundo do vinho. Vamos saber mais sobre Vinhos Naturais na companhia de Rodrigo Martins (Espera Wines, Lisboa), Miguel Viseu (Galactic Wines, Vinhos Verdes) e Pedro Marques (Vale da Capucha, Lisboa), numa conversa conduzida pela Wine Educator Sara Rodrigues e Matos.

Casa da Escrita
Sexta-feira, 18h00
Entrada Livre

Mais informação
15 Outubro Gastronomia

JANTAR VÍNICO

Apresentação de Vinhos Terras de Sicó por Diana Ventura

No Jantar Vínico daremos a provar uma selecção de Vinhos Terras de Sicó, em conjugação harmoniosa com os pratos preparados pelo Chefe Vitor Dias.

Hotel Quinta das Lágrimas (Sala 4 Elementos)
Sábado 20h00
Preço: 35,00 €
Lotação Limitada
Reservas até dia 11 de Outubro para:
918 431 155 | 962 610 050
mundodovinho10@gmail.com
facebook.com/omundodovinho

Mais informação
Img
© Vinisicó

“O VINHO É A ÚNICA OBRA DE ARTE QUE SE PODE BEBER”
Robert Louis Stevenson