APRESENTAÇÃO DO LIVRO*
“O VINHO SENTIDO – SEM DESCREVER AROMAS OU ATRIBUIR PONTUAÇÕES”

Com a presença dos autores Virgílio Loureiro e Manuel Malfeito Ferreira


“Este brilhante livro aborda temas difíceis e complexos de uma forma tão didática e pedagógica que a sua leitura é obrigatória a todo o amante de Vinho.” José Bento dos Santos, Presidente da Academia Portuguesa de Gastronomia

Depois de trinta anos a provarem vinhos e a lecionarem cursos de prova, os autores concluíram que o método de prova tradicional não satisfaz. Por isso, desenvolveram um novo método que se centra no reconhecimento das emoções que o vinho causa no provador. Não obriga a descrever aromas através de metáforas, não atribui notas e, por isso, não elege os «melhores».

Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra
Sexta-Feira, 18h30
Entrada livre sujeita à lotação da sala
Reservas para T 962 610 050 | T 918 431 155

*inclui prova de vinhos medicinais


Para fundamentar o método visitam a neurociência, a química dos aromas, a enologia, a história, a estética, a psicologia e a gastronomia, sem ignorar o terroir e as modas do momento. Este livro é dirigido aos iniciados, mas fará pensar os peritos e produtores de vinho apontando um caminho mais concordante com o funcionamento do cérebro humano e sensibilizando para as emoções que os vinhos provocam.


Virgílio Loureiro
Nasceu em Coimbra, mas diz-se de Viseu. Licenciou-se em Engenharia Agronómica, em 1973, e doutorou-se em Microbiologia, pela Universidade Técnica de Lisboa, em 1984. Foi docente e investigador do Instituto Superior de Agronomia no domínio da Microbiologia. Logo que se diplomou, começou a interessar-se pela perspetiva cultural do vinho e a assistir ou a orientar tecnicamente a sua produção em várias regiões, contando 52 vindimas.



Manuel Malfeito Ferreira
Desde cedo se habituou a andar entre videiras e a adega pela mão de seu pai, em Benfica do Ribatejo. Doutorou-se em 1996 em Engenharia Agro-Industrial sob orientação de Virgílio Loureiro, tendo-se dedicado ao ensino e investigação em Microbiologia Alimentar. Os seus estudos mais recentes em vinhos e gastronomia pretendem desvendar o que determina as preferências dos consumidores.

Regressar