O VINHO NA BÍBLIA

com João Maria André e Padre Nuno Santos


Num estudo sobre o vinho e o sagrado, É. Malnic considera que o vinho é eminentemente religioso, “um símbolo da partilha entre Deus e os homens”. O vinho, bebida que se distingue de todas as outras, obra dos homens, ocupa um lugar único na civilização, “fundador, histórico, central e sagrado na memória dos homens”. “O Vinho na Bíblia” é o fio condutor de uma conversa que se quer dinâmica e aberta, protagonizada pelos nossos ilustres convidados. Para crentes e não crentes…

Seminário Maior de Coimbra | Sala dos Azulejos
Terça-feira, 17h30
Entrada Livre


João Maria André

João Maria André

Nasceu em 1954 em Monte Real, Leiria. Licenciou-se (1979) e doutorou-se (1992) em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É professor catedrático aposentado, tendo ensinado nas áreas de Filosofia e do Teatro. É autor de vários livros sobre Filosofia do Renascimento e sobre Diálogo Intercultural. Publicou também, em coautoria com João Mendes Ribeiro, O espaço cénico como espaço potencial: para uma dinamologia do espaço, Jogo, corpo e teatro. A arte de fazer amor com o tempo e, mais recentemente, Doze proposições sobre livros, leitura e hospitalidade (com desenhos de Pedro Pousada) e Renascimento e Modernidade: releituras filosóficas. Além da docência e da investigação, tem desenvolvido igualmente uma intensa atividade cultural, nomeadamente através da tradução, dramaturgia e encenação na Cooperativa Bonifrates de Coimbra e no Teatro Académico de Gil Vicente, de que foi Diretor de 2001 a 2005. Em poesia publicou Rostos suspensos, Estilhaços em poemas e Pontos de fuga (ensaios foto-poéticos com fotografias de Elsa Margarida Rodrigues). Publicou ainda, em teatro, O filho pródigo, em coautoria com Helder Wasterlain (2008), e Peregrinações. Quadros inspirados em “Peregrinação” de Fernão Mendes Pinto (2010).



Pe Nuno Santos

Pe NUNO SANTOS

Reitor do Seminário Maior de Coimbra, ocupa vários cargos, entre os quais: Diretor do Sec. Dioc. da Pastoral Vocacional; Diretor do Pré-Seminário; Diretor do Instituto Dom Miguel da Anunciação; Assistente do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar; Capelão do Estabelecimento Prisional de Coimbra; membro da Comissão de Ética dos CHUC; diretor da Revista Estudos Teológicos; membro do Conselho Episcopal; membro do Secretariado Coordenação Pastoral; membro do Colégio dos Consultores; membro do Conselho Presbiteral; membro do Cabido da Sé de Coimbra. Desempenha a função de Professor do Seminário de Teologia, na Faculdade de Teologia da Universidade Católica do Porto, como Professor convidado; dá aulas na Escola de Teologia e ministérios da Diocese de Coimbra de Teologia Fundamental I e II. Doutorado em Teologia Dogmática, com Licença Canónica em Teologia Dogmática, pela PUG – Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma. Possui ainda o Grau de Mestre em Ciências da Educação, especialização em Psicologia da Educação, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É licenciado em Teologia, pela Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Teologia.

Regressar