UM DIA NA VINDIMA


Começamos por um passeio à região do Douro, visitando o seu casario tradicional no Portugal dos Pequenitos. Seguimos para uma viagem gastronómica que se inicia na Mercearia «Cordel» e que termina no Restaurante. O Chef Paulo Queirós propõe replicar uma refeição tradicional das vindimas [Mata-Bicho, Bucha, Parva, Merenda e Ceia] com um toque contemporâneo.

Programa:
Sábado
18h00 Portugal dos Pequenitos
18h45 Mercearia Cordel
20h00 Restaurante Cordel
Apresentação de Vinhos do Douro

Preço: 40,00 €
Lotação Limitada.
Inscrições e Reservas até 4 de Outubro para:
918 431 155 | 962 610 050
mundodovinho10@gmail.com


A comida deve sair do coração
«Desde cedo a paixão pela gastronomia despertou o interesse e o desejo de construir uma casa para as pessoas, onde, sentadas à mesa, lembrassem os sabores de antes. A simbiose perfeita entre a tradição e o contemporâneo.»
Paulo Queirós


MENU

Mata Bicho na Mercearia
Pão regional, queijo, uvas, enchidos, taliscas de presunto e prova de vinho

Bucha
Cogumelos salteados, lascas de bacalhau e bolinhos de bacalhau

Parva
Caldo de cebola, broa e sardinha

Merenda
Naco de vitela em molho vinho tinto

Ceia
Pera bêbeda com gelado



Paulo Queirós fez o curso de Cozinha/ Pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (EHTP), graduou-se em Gestão Hoteleira pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC) e tem o Mestrado em Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É Chef de cozinha desde 1991 e, actualmente, responsável pelo «Restaurante Cordel». Consultor e formador, nomeadamente na EHTC, é Professor na Licenciatura em Gastronomia da ESEC e ESAC, do Politécnico de Coimbra, e na EHTC. Participou em vários Seminários, Colóquios, Conferências e Congressos. Colaborador de jornais e revistas, participa como júri de concursos gastronómicos e também como concorrente, com o «Restaurante Cordel», tendo conquistado vários prémios de relevo. Membro da Confraria dos Sabores de Coimbra desde a sua fundação, da Confraria dos Enófilos da Bairrada, entre outras. Embaixador da doçaria conventual de Coimbra para a Coimbra Região Europeia da Gastronomia.


«As Casas Regionais foram a primeira área do Portugal dos Pequenitos a ser construída. Pensada como uma aldeia, integra representações de casas tradicionais das várias regiões, de norte a sul de Portugal. Projetado pelo arquiteto Cassiano Branco, segundo modelos de Raul Lino, o conjunto das casinhas alarga-se ao imaginário da paisagem rural da época e às suas actividades tradicionais. Descubra o Solar do Douro, uma casa regional rodeada por uma vinha, que convida todos os visitantes a explorar a região norte de Portugal.»

Regressar