Vinho Terras de Sicó e Queijo do Rabaçal


Este evento contará com uma sessão formativa, onde será feita uma introdução ao carácter único dos vinhos da região de Sicó, à sua ligação ao território e ao património vitivinícola local. Do mesmo modo, será explorada a origem, processo de produção e especificidades do Queijo Rabaçal, um produto com identidade própria, moldado pela paisagem e pelas prácticas tradicionais da região. A formação será seguida por uma prova comentada, onde poderá experimentar diferentes vinhos e apreciar como se harmonizam com o Queijo Rabaçal — num verdadeiro encontro de saberes e sabores.

Com Gonçalo Moura da Costa (vinho) e Diana Forte Ventura (queijo)
Organização: VINISICÓ e Fundação ADFP
Sexta-feira 18h00
Imprensa da Universidade de Coimbra (Jardim da Canforeira)
10,00€, com direito a degustação, provas e copo personalizado.
Inscrição para 918 986 171 até 15 de Outubro.
Mínimo 15 participantes
Lotação limitada


© Vinisicó

A sub-região Terras de Sicó pertence à Indicação Geográfica Beira Atlântico e foi criada em Fevereiro de 1992. É constituída por 12 produtores certificados, sendo que a região se reparte por sete concelhos: Ansião, Alvaiázere, Condeixa, Penela, Soure, Pombal ( freguesias de Redinha, Vila Cã e Pelariga), Figueiró dos Vinhos (freguesia de Aguda) e Miranda do Corvo (freguesia de Lamas). É uma região vasta, onde a paisagem prende o olhar a cada momento. Nela avistamos os rebanhos de ovelhas e cabras que produzem o queijo Rabaçal, as flores que fazem nascer o mel de Sicó, o verde das oliveiras e as nogueiras de onde provém o azeite e as nozes, os rendilhados das vinhas velhas podadas em taça, a contrastar com o moderno vinhedo já aramado. Daqui nascem os distintos Vinhos Terras de Sicó, com uma identidade muito própria e uma história única. Vinhos que harmonizam bem com queijo Rabaçal, enchidos, tapas e petiscos mais intensos.

Gonçalo Moura da Costa é engenheiro agrónomo de formação, com mais de 20 anos de especialização profissional em enologia. Entusiasta e defensor da sub-região Terras de Sicó, dedica-se à criação de vinhos que expressam a identidade deste território, estendendo também o seu trabalho às regiões da Beira Interior e da Bairrada. É enólogo de vários produtores das Terras de Sicó, sócio e enólogo da empresa Two Friends, e consultor da empresa Forte Ventura. Na Fundação ADFP, desempenha as funções de Coordenador de Gestão Florestal, Animal e Museológica, sendo também enólogo residente. Paralelamente, é Presidente da VINISICÓ, associação que promove os vinhos e o património vitivinícola das Terras de Sicó. Humanista convicto e defensor da ruralidade nos territórios do interior, Gonçalo Moura da Costa é um enólogo apaixonado, comprometido com a autenticidade da terra e guiado por um espírito de liberdade.





Diana Forte Ventura, natural da região de Coimbra, é licenciada e mestre em Engenharia Alimentar pela Escola Superior Agrária de Coimbra e possui também pós graduação em Branding Territorial pelo ISCAC. Ao longo da sua carreira, tem assumido diferentes funções ligadas à área agroalimentar: foi técnica de I&D, directora de qualidade, directora técnica e actualmente exerce a função de sócia gerente da Forte Ventura - empresa de consultoria alimentar. Paralelamente, é gerente da empresa Two Friends G&D - empresa de produção de vinhos da zona de Sicó. A sua trajectória reflecte uma forte ligação ao sector alimentar, aliando experiência técnica, gestão e formação à valorização dos produtos territoriais.



Regressar