Prova Comentada de Vinhos e Espumantes Bairrada Doc


A Prova Comentada de Vinhos e Espumantes Bairrada Doc transformou um final de tarde num momento perfeito e de permanente descoberta.

José Miguel Meneses de Almeida foi o nosso ilustre enólogo convidado, conduzindo-nos pela surpreendente Região Demarcada da Bairrada. Durante mais de duas horas, 8 distintas provas deram-nos a conhecer os aromas, os sabores e o carácter dos vinhos da Bairrada, em suma, o que faz deles uma marca reconhecível. Sábios conselhos sobre o antes, o durante e o depois de servir um vinho foram partilhados com todos os presentes. Sucederam-se as diferentes provas: brancos, espumantes, tintos e colheita tardia. Provar um vinho revelou-se um exercício de apurada sensibilidade, uma experiência dos sentidos, uma viagem por imagens e memórias olfactivas, graças à condução brilhante da “Prova Comentada” pelo nosso convidado, o qual mereceu um forte e merecido aplauso no seu final. O testemunho de uma das participantes, Ana Cristina Pinto Sá, resume bem o espírito da sessão à qual tivemos o privilégio de assistir:

“Experiência sensitiva de aromas, sensações, odores, palavras degustadas de forma vibrante e persistente, feitas poesia na memória do momento. Beleza etérea e simples aprisionada numa garrafa e descoberta na alegria do convívio”.

Fotos de António Figueiredo

Regressar