EXPOSIÇÃO "O VINHO" | DESENHOS DE PAULA REGO | Inauguração 7 de Outubro


Esperava-nos uma tarde soalheira, terminando com um pôr de sol magnífico a invadir o pátio do Museu Nacional de Machado de Castro. O numeroso público foi inicialmente presenteado com uma prova do vinho generoso de Carcavelos, o nosso “Porto de Honra”, em homenagem a Paula Rego, ela mesma natural de Lisboa. À apresentação do vinho pelo enólogo José Miguel Meneses de Almeida, em representação da Comissão Vitivinícola de Lisboa, bebida que se fez acompanhar pelo famoso pastel de feijão de Torres Vedras (cortesia da Câmara Municipal de Torres Vedras), seguiu-se a visita à exposição que exibe a série O VINHO, nove litografias que ilustram – embora sem referências directas à história – o conto O Vinho, escrito por João de Melo e traduzido para inglês por Paula Rego e Anthony Rudolf.

A Hora do Recreio, Dois Amores, Demasiado, Vómito ou O Fim da História são alguns dos títulos que Paula Rego escolheu para acompanhar a narrativa, num registo cru e desarmante que sempre lhe reconhecemos.

“Mas os desenhos têm humor e o grande momento desta história é o seu final, quando a mulher deita o seu homem bêbado na cama e pergunta a si mesma: e agora, o que me vai acontecer? Esta ilustração foi a mais difícil de fazer, pois está cheia de phatos, raiva e também amor”.
Paula Rego

A não perder!

Até 5 de Dezembro, de Terça a Domingo, das 10h às 18h.

Fotos de Marisa Martins

Regressar