Leitura Encenada e Prova Comentada foram as actividades que abriram a segunda semana da 4ª edição de “O MUNDO DO VINHO”…


A tarde estava convidativa, com o sol de Outono por companhia. No exterior, rodeados pelo verde da Quinta das Lágrimas, Rui Damasceno interpretou o conto “O Vinho”, escrito por João de Melo. Dirigido por Helena Faria, o actor deu corpo à personagem principal, revelando segredos e fragilidades da alma e da dor humana, numa narrativa em que a bebida se associa a um outro compromisso com a vida: um modo de despertar que se traduz numa nova liberdade.

Terminada a leitura, e já na sala “Pedro e Inês”, encetámos uma gloriosa viagem pelo território que integra a Região Vitivinícola de Lisboa: Alenquer, Arruda, Bucelas, Carcavelos, Colares, Encostas d’Aire, Lourinhã, Óbidos, Torres Vedras… A Região dos Vinhos de Lisboa é muitas vezes referida como uma terra de paradoxos e diversidade, resultado da diferenciação de solos, castas, ventos e de tantos outros aspectos que incluem o próprio Homem.

Na prova comentada, sabiamente conduzida por José Miguel Meneses de Almeida e Carlos João Pereira da Fonseca, foram dados a provar nove distintos vinhos, a que correspondem as nove denominações de origem, entre brancos, tintos, generoso e aguardente. Sobrevivemos, sim! Encantados e surpreendidos com a versatilidade, complexidade e a excelência dos Vinhos de Lisboa!

Fotografias de Marisa Martins

Regressar