5ª edição de O MUNDO DO VINHO chegou ao fim


Foi uma quinzena intensa, neste mês de Outubro, preenchida por diferentes actividades: conversas, palestras, degustação, inauguração de uma exposição, oficina e jantar vínico. Comum a todas elas: o vinho.

“O Vinho na Bíblia”, foi o tema abordado num diálogo enriquecedor, protagonizado por Padre Nuno Santos e Prof. Dr. João Maria André, na Sala dos Azulejos, no Seminário Maior de Coimbra. O Vinho e a Vinha marcam presença no texto da Bíblia em mais de cinco centenas de referências. Fala-se de Alegria, Festa, Sensualidade, mas também de um sentido ético do vinho. Assumido como um dom divino, o Vinho revela-se como elemento fundador da aliança entre Deus e o Homem. De seguida, inaugurámos “Revelações” de Jorge Prata no Museu Nacional de Machado de Castro. Exposição de fotografias que traduz uma observação criativa e poderosa do conjunto escultórico “A Última Ceia”, de Hodart, cujas personagens se revelam numa outra dimensão e se descobrem com vida própria. Um “Sicó de Honra” aguardava-nos no pátio exterior do museu, testemunhado por um pôr de sol magnífico. Ainda no museu, a semana terminou com a palestra “O Vinho, a Arte e o Sagrado. O Simbolismo do Vinho no Novo Testamento” por Pedro Miguel Ferrão, conduzindo-nos numa viagem pela história da arte, sendo o vinho protagonista simbólico das representações artísticas exibidas.

Na segunda semana, abrimos com a oficina, “Porque gostamos dos vinhos de que gostamos?”, dinamizada pela enóloga Sara Rodrigues e Matos, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Afinal, como é que o gosto se define? Revimos conceitos e verdades adquiridas, aprendemos algumas técnicas de prova e, finalmente, percebemos que “o vinho é uma lição de humildade”.
Na Casa da Escrita conversámos sobre vinhos naturais numa esclarecedora sessão com os produtores Miguel Viseu (Galactic Wines, Vinhos Verdes), Rodrigo Martins (Espera Wines, Lisboa) e a enóloga Sara Rodrigues e Matos. Equilíbrio, é a palavra-chave e o princípio orientador no processo de produção. Percebemos que uma outra filosofia de vida está presente na elaboração de vinhos naturais. Um caminho nada fácil e desafiador. E fechámos a 5ª edição com o habitual jantar vínico, no Hotel Quinta das Lágrimas. Os Vinhos Terras de Sicó foram as estrelas da noite. Uma revelação para muitos dos presentes e a confirmação da qualidade dos vinhos produzidos neste território, numa feliz harmonização com a ementa concebida pelo Chefe Vitor Dias, inspirada nos sabores e nos produtos da região de Sicó.

A todos os que tornaram possível esta 5ª edição, com o seu apoio e acolhimento, a sua generosidade e o seu talento, o nosso muito obrigada. Até 2023! Um breve registo para memória futura. Créditos: Marisa Martins.

Regressar