Rafael de Faca e Garfo. A gastronomia e a crítica social


CONVERSA | APRESENTAÇÃO DE LIVRO

24 de Outubro de 2025

Foi na acolhedora sala do Centro de Documentação Bissaya Barreto, que tivemos o privilégio de ouvir Ana Marques Pereira sobre o seu singular livro “Rafael de Faca e Garfo. A gastronomia e a crítica social”, editado pelo Museu Bordalo Pinheiro.

Depois da apresentação da autora feita por Maria da Graça Pericão, foi a vez de conhecer com mais detalhe a vida e obra de Rafael Bordalo Pinheiro, protagonista de uma actividade artística brilhante e abrangente, de enorme versatilidade e com grande capacidade comunicacional.

Com uma produção gráfica e uma produção cerâmica intensas, conhecemos o génio criativo e o universo mental do artista, que soube, com extraordinário talento e força imaginativa, utilizar o quotidiano português como instrumento de crítica social, usando uma linguagem simples e acessível, sem deixar de ser acutilante e desafiadora.

Foi uma bela forma de assinalar os 120 anos sobre o seu desaparecimento, num final de tarde chuvoso e outonal, mas ainda assim com sala cheia e público atento e interessado. Recordar Rafael Bordalo Pinheiro é um dever de memória.

Fotografias de Marisa Martins

Regressar