"O Mundo do Vinho" regressa em 2019 para a sua 2ª edição


O tiro de partida foi dado a 26 de Setembro, no acolhedor espaço da Tasca de Santana, em Coimbra, com o lançamento do programa de “O Mundo do Vinho”. Ao longo do do mês de Outubro o vinho foi pretexto de encontros vários. Na companhia da música, da fotografia, do cinema, da poesia, da arte, da gastronomia, do enoturismo ou da enologia.

Canções em torno do vinho, fizeram-se ouvir no espectáculo apresentado pelo Colectivo Ciranda, no Salão Brazil, no coração da Baixa de Coimbra. A viagem prometida, “da videira ao copo”, cumpriu-se em pouco mais de uma hora, revisitando canções do trabalho mas também de festa, seguindo “o rasto da vinha, do bago e do vinho”.

Seguiu-se um passeio até S.Lourenço do Bairro (Anadia) para conhecer a Adega e Cave da Quinta do Encontro. À chegada, uma paisagem de vinhas e a espantosa arquitectura que revela uma feliz harmonia entre o desenho do lugar e a produção de vinho. E já no seu interior, visita guiada à Adega e Cave, com a descoberta das diferentes fases da produção do vinho e prova do mesmo.

“Douro, Lugar de um Encontro Feliz”, exposição de fotografia produzida pelo Museu do Douro, reúne 50 imagens captadas pelo olhar sensível de António Barreto, e que ainda pode ser visitada até final de Novembro, na Sala de Exposições Temporárias, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. “Poemas sem palavras”, sobre uma região que António Barreto conhece bem e de onde é natural.

A arte marcou presença em “Vinho, Néctar de Deus(es) & Homens”, nas duas sessões conduzidas pelo historiador de arte Pedro Miguel Ferrão, no Museu Nacional de Machado de Castro. Para além da oportunidade de conhecer em detalhe quatro peças criteriosamente escolhidas e que integram o acervo permanente do Museu, entre escultura, pintura e ourivesaria, ouvimos ainda duas brilhantes comunicações sobre o vinho na História da Arte.

O cinema integrou igualmente a programação com a estreia em Coimbra, no Teatro da Cerca de S. Bernardo, do filme documentário “Setembro A Vida Inteira”, de Ana Sofia Fonseca. Uma viagem pelas vinhas, cruzando geografias e classes sociais, dando a conhecer o universo das famílias que produzem vinho, mas sem esquecer outros protagonistas, aqueles que trabalham a terra e que experimentam a sua dureza e dificuldade. Com uma linguagem cinematográfica e intimista, “Setembro A Vida Inteira” tem várias camadas de leitura. “Não é um filme sobre vinho, é um filme com vidas dentro, com intimidade” como sublinha a sua realizadora.

Poesia e Vinho, em “As Vinhas da Lira”. Foi o que aconteceu no belíssimo espaço da Casa da Escrita, que se encheu de gente para ouvir poesia. Com música improvisada do contrabaixista Carlos Barretto, André Gago e Helena Faria deram voz aos poetas, numa magnífica sessão que deixou o público verdadeiramente rendido. Poemas de Sophia de Mello Breyner, Fernando Pessoa, Natália Correia, Miguel Torga, Omar Khayyman, Ovídio, entre outros, fizeram parte da colheita. Seguiu-se uma Mostra de Vinhos, dando a provar cinco distintos vinhos da Região da Bairrada, conduzida de forma eloquente por José Miguel Almeida Menezes, director técnico da Comissão Vitivinícola da Bairrada.

Tivemos ainda o privilégio de escutar José Bento dos Santos, na tertúlia a que quis chamar “Julguemos o Vinho na Praça Pública”, no emblemático Café Santa Cruz. Foram quase duas horas de conversa (e de provas!), animada por um orador de excelência, que partilhou com os presentes todo o seu saber e vasto conhecimento sobre o vinho.

E chegámos ao fim deste ciclo dedicado ao vinho, com gastronomia, aquecendo o estômago e afagando a alma. Um desfile de iguarias, texturas e sabores, preencheram o jantar vínico servido no Dux Bistrot São Jerónimo, com assinatura do chefe Francisco Batista e selecção de vinhos pela Comissão Vitivinícola da Bairrada, numa harmonização perfeita com cinco propostas de vinhos da região da Bairrada.

Provas de vinhos pela “A Camponeza”, com apresentação a cargo de Assunção Ataíde, no final de algumas das actividades propostas, foram também momentos muito apreciados por todos os presentes.

Se de prova de vinho se tratasse… “O Mundo do Vinho” foi uma programação intensa, fresca e vivaz!

O nosso agradecimento aos mecenas Comissão Vitivinícola da Bairrada e Cultura e Risco, Associação Cultural; aos parceiros de acolhimento Salão Brazil, Museu Nacional de Machado de Castro, Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Teatro da Cerca de S. Bernardo, Câmara Municipal de Coimbra/Casa da Escrita, Café Santa Cruz, Dux Bistrot São Jerónimo; aos apoiantes e parceiros de produção Museu do Douro, A Camponeza, Tasca de Santana, Arte & Flor e aos parceiros media Diário As Beiras e Diário de Coimbra.

E, por último, e não menos importante, um agradecimento ao público e a todos aqueles que com interesse e entusiasmo acompanharam a programação de “O Mundo do Vinho”.

Até para o ano!

Margarida Mendes Silva

Foto Legenda: Música e Vinho (na tertúlia com José Bento dos Santos, num momento da sua comunicação)

Regressar