Vinho Néctar de Deus(es) e Homens


Foi na manhã de 13 de Outubro, 2018, que decorreu a visita orientada seguida de comunicação, no Museu Nacional de Machado de Castro. Conduzidos pelo historiador de arte, Pedro Ferrão, conhecemos em detalhe quatro peças que integram o acervo permanente do Museu, entre escultura, pintura e ourivesaria. Mas não ficámos por aqui.

Iniciámos a visita com a observação de referências ao mundo do vinho, na escultura em pedra de tempos ancestrais, com uma paragem pelo surpreendente e espectacular conjunto escultórico “A Última Ceia” de Hodart, (séc. XVI). Seguimos à descoberta da expressiva pintura barroca de Bento Coelho da Silveira (séc.XVII), em “A Última Ceia”, com tempo ainda para conhecer a história do Cálice de D. Gueda Mendes, obra de ourivesaria de grande esplendor e requinte (séc. XII).

Sempre na companhia do historiador Pedro Ferrão, ouvimos atentamente, na sala destinada ao serviço educativo, a comunicação “O vinho na História da Arte: entre o sagrado e o profano” e terminámos, já no final da manhã, no pátio exterior do museu, com uma degustação de cinco distintos rosés, de outras tantas regiões vinícolas, numa apresentação a cargo de Assunção Ataíde, de “A Camponeza”. A visita encantou todos os participantes e a prova de vinhos foi recebida com interesse e muito apreciada. E assim se deu razão ao título desta visita: “Vinho-néctar de Deus(es) & Homens”.

Nova visita a 27 de Outubro, sábado, 11h00.

Regressar