Programa


É SEMPRE BOM LEMBRAR QUE UM COPO VAZIO ESTÁ CHEIO DE AR

Canção “Copo Vazio” de Gilberto Gil

2018 marcou a estreia do projecto “O Mundo do Vinho”, ocupando vários espaços e equipamentos da cidade de Coimbra, contemplando ainda uma visita à região da Bairrada. Outubro foi a escolha natural para se falar de vinho, a partir de diferentes abordagens, todas elas enaltecendo a cultura, a tradição, a emoção e o prazer a ele associados. Uma prova que deixou boas memórias a todos aqueles que participaram na dezena de actividades então programada, de tal modo que estamos de regresso, com mais alento e energia, para a 2ª edição de “O Mundo do Vinho”. Música, Cinema, Literatura, Fotografia, Enologia e Enoturismo preenchem a programação que tem o vinho como previsível pretexto.

Exposição de fotografia de Georges Dussaud, trabalho fotográfico que “capta não só o Douro das «paisagens vertiginosas» mas os rostos de quem as trabalha, de quem deixou a sua marca nas palavras ou no vinho”, recital OFF&SINA de MVSICA “VINHO & AMIGO, O MAIS ANTIGO”, uma antologia de cantigas populares portuguesas relacionadas com o vinho, a amizade e o acto social de beber, a partir de fontes orais e escritas (acompanhado de vinho e petiscos, com a promessa de um interessante passeio gastronómico pelo país), atelier sobre “Vinho e Harmonizações”, visita ao Museu do Vinho (Anadia), conversa sobre “Vinho e Sustentabilidade”, jantar vínico, concerto “Vinho dos Amantes”, com Janita Salomé e Filipe Raposo (a poesia na primeira pessoa), ou ainda a apresentação da obra “As Vinhas Da Ira”, de John Steinbeck, são, entre outras, as sugestões de “O Mundo do Vinho” para 2019, cujo programa completo encontrará neste site. Não faltarão ocasiões para falar e reflectir sobre o nosso tempo, discutindo questões da actualidade, já que uma programação só se completa quando questiona o presente e não ignora o futuro.

De sublinhar que é com grande satisfação que assinalamos novas parcerias institucionais, nomeadamente com a Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra, Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e Seminário Maior de Coimbra, enriquecendo deste modo a programação no seu todo e abrindo portas a uma fruição mais alargada e diferenciada do espaço público e privado. Sem esquecer a importância das colaborações com particulares, de que é exemplo o percurso citadino “Vamos à Baixa!”, no qual conheceremos em detalhe quatro lojas que apostam numa oferta comercial inovadora, com admirável empreendedorismo, risco e ousadia.

É também este o nosso propósito: descobrir e viver a cidade.

Deixa-nos particularmente felizes o reconhecimento da qualidade do trabalho realizado em 2018 e a renovação do apoio mecenático da Comissão Vitivinícola da Bairrada, que nos acompanhará nesta edição de 2019 em vários momentos do programa definido.

A todos os que participam nesta edição, com a sua arte, saber e generosidade, o nosso especial agradecimento.

Foto: Arte & Flor

Esta segunda edição é dedicada a Maria Helena Mendes Silva e Maria Manuela Cantante Carvalho, membros fundadores da “Cultura e Risco, Associação Cultural”, entidade responsável pela produção de “O Mundo do Vinho”, que nos deixaram subitamente no ano de 2019. O seu entusiasmo, incentivo, colaboração e acompanhamento interessado dos sucessivos projectos da associação, constituem uma grata recordação e um precioso alento para prosseguirmos caminho. Um brinde à sua memória e um poema para bebermos juntos.

“Feliz aquela que efabulou o romance
Depois de o ter vivido
A que lavrou a terra e construiu a casa \\\\[…]
E sob o fulgor da noite constelada
À beira da tenda partilhou o vinho e a vida”.

Sophia de Mello Breyner Andresen in O Búzio de Cós e outros poemas

Regressar