Programa


«As boas histórias são como os bons vinhos, melhoram com o tempo.»

Agustina Bessa-Luís

2025 celebra a 8ª edição de O MUNDO DO VINHO (OMV). De 15 a 29 de Outubro, são várias as actividades que preenchem o programa proposto, as quais acontecem, como habitualmente, em vários espaços e equipamentos da cidade de Coimbra, com quatro estreias a assinalar: Galeria de Arte [Casa da Mutualidade – A Previdência Portuguesa], Imprensa da Universidade de Coimbra, Semente Atelier e Casa Costa Lobo, que se juntam a outros tantos lugares, reeditando felizes parcerias no passado. A pretexto do vinho e do universo da alimentação, convocamos diferentes artes: cinema, poesia, coleccionismo, literatura, sem esquecer a gastronomia e os prazenteiros momentos a partilhar, sejam provas e degustação, jantar vínico ou show cooking. E ainda um passeio vínico às Terras de Sicó, porque o vinho também é paisagem, silêncio e espiritualidade, conexão com os outros, celebração da Vida.

Este ano Rafael Bordalo Pinheiro, personalidade ímpar e genial artista, desaparecido há 120 anos, autor de um humor hilariante e de inúmeras metáforas de crítica política, tendo também parodiado a culinária, a compra dos alimentos ou a mesa, é figura de destaque em dois momentos de OMV.

O nosso especial agradecimento aos participantes da presente edição, os quais aceitaram, pronta e simpaticamente, o convite que lhes foi dirigido, bem como a todos os parceiros, entidades e empresas que prestam o seu generoso apoio e colaboração. Sem eles, nada aconteceria.

Ao fim de oito anos, queremos acreditar que OMV melhorou com o tempo e que já conta uma boa história. Que esta seja saboreada com prazer, ou não fosse este o melhor elogio que se pode fazer a um vinho.
Consulte o programa e faça as suas escolhas!

A presente edição é dedicada a Maria Regina Pinho, membro fundador da Cultura e Risco, que nos deixou em Julho de 2025. Sempre acompanhou, com curiosidade, interesse e entusiasmo, as actividades da associação. Uma mulher de luta, de admirável resistência e verticalidade. Para ela, o nosso dever de memória, a nossa profunda saudade.


calendário

Mapa

Programa OMV 2023

Regressar